quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Tecnologia e educação de forma simplificada

Matéria original: olhardigital.com.br - clique para acessar
Publicada em 27/09/2009




Indaiatuba, no interior de São Paulo, é uma das cidades-modelo no Brasil quando o assunto e tecnologia empregada em sala de aula.

Todas as escolas municipais, que juntas atendem cerca de 12 mil alunos, estão equipadas com o que há de mais moderno. Lousas eletrônicas, laboratórios de informática, classmate Pcs - um para cada aluno. E não e só dentro da sala de aula que as escolas ganharam reforço tecnológico. Na secretaria, o controle de notas e presença foi todo informatizado com a ajuda de programas desenvolvidos especialmente para isso. Até o pedido de merenda foi centralizado em uma plataforma própria e, hoje, todos os comunicados entre a secretaria de educação e as escolas são realizados via email. Investimento alto, mas que certamente traz resultados.

“Nós sabemos que um menino muito bem preparado vai conseguir um emprego melhor, um salário melhor. Portanto, esse salário melhor vai movimentar a própria cidade, os empresários, comerciantes vão lucrar com uma educação bem instalada com o crianças empreendedoras, criativas e que possam estar à frente desse mercado de trabalho com maior facilidade”, comemora a secretária de Educação, Jane Shirley Ferretti.

“A gente viu reflexo até com os pais, porque acabam os pais aprendendo com os filhos. Então, isso aí é muito importante, conta o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira. 

Para os empregados, um desafio extra. Muitos relutaram em aceitar as novas tecnologias. Mas o uso de meios digitais, dentro ou fora da sala de aula, é inevitável. Por isso, todo um treinamento foi oferecido para que ninguém ficasse de fora dessa. “As crianças pedem, eles anseiam: ‘a outra sala está usando, por quê não a minha?’. Então o professor também teve que avançar nos estudos. E também tem sempre um professor auxiliando, nós temos um professor de manhã e um outro à tarde que auxiliam esses professores que não têm tanta facilidade com a informática”, explica a professora do ensino fundamental, Geane Zanini.

Carol é uma das alunas beneficiadas pelo projeto. Desde o início do ano, ela estuda assim: grudada em seu classmate. As aulas são preparadas já pensando no uso pleno da tecnologia em sala. “A gente faz aulas de artes, aula de português, de filosofia... um monte de coisa”, conta a estudante Caroline Turquetti Andre, de 10 anos.

Agora, a bem-sucedida experiência de Indaiatuba pode se ser levada para outras cidades. A Intel, em parceria com a Microsoft, lançou o KIS - Kit de Implementação Simplificada. Por meio dele, escolas em todo o Brasil poderão se informatizar dessa mesma forma. “É um kit completo que vai contemplar a escola como um todo, ou seja, não só o estudante, não só o professor, os diretores, mas também a parte administrativa da escola”, afirma a gerente de Desenvolvimento de Mercado da Intel Brasil, Rose Salvini.

As instituições poderão adquirir pcs, clasmates, laptops, servidores, tudo de uma forma facilitada. Um financiamento através do BNDES permite parcelamento em até 36 vezes e taxa de 1 por cento ao mês. Alem disso, o pacote engloba todo o treinamento e acompanhamento dos professores.

“A simplificação não fica só na área de tecnologia, de conteúdos, de softwares, de treinamentos de professores. A simplificação vai também para as escolas a para as próprias secretárias de educação, que têm a oportunidade de fazer o pagamento parcelado por meio do BNDES.

A Microsoft vai oferecer a parte de software e conteúdo. São programas desenvolvidos sob medida para uso em sala de aula e também no ambiente administrativo. “Existe uma solução em que o professor está se comunicando com cada aluno, vendo se ele está fazendo o exercício certo, se ele está entrando no site correto, compartilhando a máquina do aluno com o resto da classe. Então isso tudo são soluções de software que nós trabalhamos juntamente com a Intel”, diz a gerente de estratégias de educação da Microsoft, Silvia Fernandes.

Quer saber mais a respeito do kit de implementação simplificada, o kis? Acesse os links acima, neles você encontra todas as informações sobre o programa e também os endereços para cadastrar sua escola para participar do projeto. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões de atividades e melhorias que podemos implementar no blog. Serão muito bem vindos e avaliados com carinho.