sábado, 13 de setembro de 2014

Ensinando as crianças e os Adolescentes a programar nas escolas públicas


Está na hora das escolas públicas começarem a ensinar programação para as crianças e adolescente, acredito que a partir do 3º ano do Ensino Fundamental já se consegue obter bons resultados.

Abaixo estão disponíveis algumas opções (grátis) de sites que possibilitam realizar um trabalho dinâmico, onde é possível ensinar programação, lógica e outros conteúdos de forma lúdica, prazerosa e desafiadora.


Para utilizar as ferramentas listadas abaixo, faz-se necessário o uso da Internet e de computadores com navegadores atualizados, vou testar no LINUX EDUCACIONAL 3 com o FIREFOX 3.17 e ver como se comporta, assim que testar estarei relatando neste mesmo espaço (em substituição a este).




       O site http://scratch.mit.edu/ possibilita programar de forma lúdica e simples e é utilizado em dezenas de países e com milhares de usuários pelo mundo todo.
       Neste site é possível ensinar/aprender os fundamentos da programação através de blocos de montar. Está disponível em diversas línguas, inclusive a Portuguesa (para isso vá até ao final da página e altere o idioma para o desejado)

Alguns jogos criados por mim:
Salve os animais
Limpe a praia
Notas musicais


 
 

       O site Code.org  é referência em ensino de programação, com opções para se cadastrar como professor, como aluno ou mesmo utilizar os cursos sem estar registrado.
       Ele está na na língua portuguesa, porém caso o idioma não esteja no desejado,  vá até ao final da página e altere-o.
       Nele estão disponíveis diversos mini games e atividades off-line.




       No site https://pt.khanacademy.org  é possível aprender programação de maneira divertida. Existe opções para cadastro como Aluno, Professor ou Pais.
       Existem dezenas de desafios prontos para você testar suas habilidades lógico-matemáticas, além de outras áreas do conhecimento e principalmente a aprender a programar.
       O site está traduzido para a língua portuguesa, podendo haver algumas páginas ainda não traduzidas mas que possivelmente serão em breve.







       Neste site é possível aprender como construir website. Linguagem HTML, CSS, JAVASCRIPT, PHP, PYTHON, RUBY entre outras ferramentas.
       São aulas e exercícios em português.
       É interessante para aprender a programar para WEB e também para aperfeiçoar os conhecimentos.





    
       O site Programaê tem como objetivo ensinar programação para crianças e adolescentes.
       Incentiva o modelo de estudo colaborativo, em que pessoas podem se cadastrar como voluntário e socializar o conhecimento através do material disponibilizado.
       
       

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões de atividades e melhorias que podemos implementar no blog. Serão muito bem vindos e avaliados com carinho.