quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Saiba o que é software livre

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br



Todo programa de computador é desenvolvido com linguagens específicas; e, na maioria dos casos, as empresas adotam a estratégia de não divulgar os códigos-fontes dos softwares – e, claro, cobram por esses produtos. Mas essa história vem mudando já há algum tempo...
Em meados dos anos 80, um programador do Instituto de Tecnologia de Massachussetts criou o Projeto GNU; que tinha como objetivo elaborar uma plataforma de software totalmente livre como alternativa à comercialização do conhecimento. Hoje, o chamado “Software Livre” é aquele que oferece ao usuário total liberdade de executar, distribuir, modificar e repassar alterações, sem a necessidade de pedir qualquer permissão ao criador daquele programa.

"Todo mundo que trabalha coletivamente em cima de um software, ele melhora e todos se beneficiam disso mais do que se cada um trabalhar indepentemente. A ideia software pode ser replicada, permitindo que todos trabalhem no mesmo projeto, criando uma sinergia em cima disso", diz Nelson Lago, gerente técnico do CCSL-USP.
Software Livre é também um conceito que envolve comunidades que trabalham em equipe e compartilham conhecimento. Uma importante característica do software livre é o compartilhamento de código-fonte.
"O Software Livre é uma realidade comercial muito forte. Há várias empresas pequenas e grandes, como IBM, HP e outras que usam esse modelo. Mas há as companhias que fazem suas críticas, defendem o modelo fechado... é normal", diz Lago
Os softwares livres ainda não são capazes de substituir todos os programas de códigos fechados. Mas parece que isso é questão de tempo.
E ao mesmo tempo em que o software livre cresce em todo o mundo, o número de pessoas envolvidas na defesa desse conceito também segue o mesmo ritmo. E há de tudo: jovens, gente mais radical, nerds, hackers, mas essa não é a maioria, por incrível que pareça.

"Você tem vários pontos de vista aí. A comunidade mais série e envolvida na questão do software livre é feita de ativistas e pessoas que usam e acham útil o modelo", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões de atividades e melhorias que podemos implementar no blog. Serão muito bem vindos e avaliados com carinho.