domingo, 29 de setembro de 2013

Cantigas de roda: Dona Aranha

Dona aranha

A dona aranha 
subiu pela parede. 

Veio a chuva forte 
e a derrubou. 

Já passou a chuva, 
o sol já vai surgindo. 

E a dona aranha 
continua subindo. 

Ela é teimosa 
e desobediente. 

Sobe, sobe, sobe 
e nunca está contente.

É muito fácil brincar
Sente uma criança no colo, de frente ou de costas para você. Enquanto cantam, caminhe com os dedos, subindo pelo braço da criança, como se fosse a aranha da música. Quando chegar à altura das axilas, faça cócegas. A criança vai adorar e pedir para repetir a música muitas vezes.
Brincar só faz bem
Essa brincadeira ajuda a reforçar laços afetivos e a desenvolver memória.
Você sabia?
A canção da Dona Aranha não tem autoria conhecida. 
Existem cerca de 40 mil espécies de aranhas. 
As aranhas são animais de oito pernas, sem asas ou antenas, que fazem teias com fios de seda. Esses fios são produzidos em várias glândulas que ficam na barriga da aranha. 
A teia é uma espécie de armadilha que a aranha constrói para conseguir comida. Como os fios são muito finos, outros insetos vem voando, distraídos, olhando a paisagem e, de repente, pimba! Caem na teia da aranha e ficam presos, grudados. Aí, a dona aranha vem na maior calma e janta o inseto distraído. Bacana, né? 
Os fios que formam a teia da aranha são cinco vezes mais fortes que fios de aço da mesma espessura e podem ser esticados até quatro vezes o seu tamanho sem quebrar. E tem mais: apesar da aparência delicada, uma teia de aranha consegue deter um besouro em pleno voo. Uau!

Fonte dos dados acima: www.nestle.com.br







IR PARA O MENU DAS CANTIGAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões de atividades e melhorias que podemos implementar no blog. Serão muito bem vindos e avaliados com carinho.